Ação judicial determina que lixão de Cacoal seja fechado

Pedido de fim das atividades do lixão foi solicitado em 2014 pelo Ministério Público, mas só foi atendido agora pela justiça
Publicado em: 10 de Novembro de 2017

Ação judicial...

O Lixão de Cacoal deverá ser fechado ainda neste ano, a ordem de fechamento foi determinada pela justiça través de uma ação civil pública do Ministério Público do estado de Rondônia. Todos os tipos de lixo eram depositados no local. De acordo com a secretaria de meio ambiente, ainda não foi decidido o que irá ser feito para utilizar a área, visto que qualquer decisão deverá atender a recomendações ambientais.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente Leandro Chagas, um termo de cooperação entre a prefeitura e a empresa administradora do aterro sanitário, iniciou a retirada do lixo nesta semana. Todo o material retirado será depositado no próprio aterro.

Ainda de acordo com o secretário o pedido de fim das atividades do lixão foi solicitado em 2014 pelo Ministério Público, mas só foi atendido agora pela justiça.

Sobre os boatos da prefeitura recorrer da decisão, Leandro afirma que o fim das atividades no antigo lixão é uma determinação judicial e então deverá ser acatada.

Atualmente quatro famílias vivem do lixo. Produtos recicláveis como plásticos e alumínios são recolhidos pelos catadores. Com o fechamento do espaço, grande parte dos trabalhadores ficarão sem emprego.

Sobre este assunto o Leandro afirmou que uma possível parceria entre uma cooperativa de catadores e a administração do aterro sanitário deverá iniciar a reciclagem dos resíduo sólidos, porém o secretário deixou claro que isso ainda é uma possibilidade.


Fonte: Da Redação