Ossos do Ofício   ...
Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende

Coluna

Dor no Ombro

A dor no ombro é a 2ª maior causa de procura aos consultórios de ortopedia
Publicado em: 31 de Janeiro de 2018

 

A dor no ombro é a 2ª maior causa de procura aos consultórios de ortopediaperdendo apenas para a dor na coluna. É uma doença que acomete todas as faixas etárias, podendo acometer sedentários ou esportistas.

 

É patologia multifatorial que acomete uma região do nosso corpo que é muito exigida em nosso dia-a-dia.

 

A dor no ombro pode ter como origem uma lesão a uma estrutura formada por tendões e músculos, conhecida por MANGUITO ROTADOR, que, ao sofrer movimentos repetitivos ou vigorosos ou ainda, um aumento súbito de atividade, que é o caso dos "atletas de fim de semana", podem ficar inflamados.

 

Um trauma direto (pancada) também pode levar ao processo inflamatório inicial (TENDINITE), que culmina com a alteração da estrutura desses tendões que podem, em caso de falta de tratamento adequado, ficar crônicamente doente (TENDINOSE).

 

Outra estrutura comumente relacionada a dor no ombro é uma pequena bolsa (bursa, em latim), que serve de proteção aos tendões no ombro e que, vez por outra, também fica inflamada e doente. É a chamada BURSITE!

 

 

A origem da dor também pode advir de outras estrututas na articulação do ombro, seja por lesão da cartilagem e até no próprio osso, comum nas luxações do ombro (o ombro sai do lugar) ou nos processos degenerativos da idade (SÍNDROME DO IMPACTO).

 

Portanto o adequado tratamento da dor no ombro tem como ponto principal a detecção correta de sua origem pra que sejam otimizados todos os recursos necessários para tal, devendo o paciente em caso de algum tipo de dor ou desconforto no ombro procurar o Ortopedista de sua confiança para que seja realizada essa investigação e início precoce do tratamento.

 

 

Dr. Alexandre Rezende

Ortopedia e Traumatologia
Hospital e Maternidade São Paulo



Fonte: Dr. Alexandre Rezende

Mais de Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende