Ossos do Ofício   ...
Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende

Coluna

Dor nas costas?

11 de Janeiro de 2018
Publicado em: 11 de Janeiro de 2018

   A dor na coluna ou “dor nas costas” é um dos problemas de saúde mais comuns da humanidade, só sendo superado pelo resfriado comum . Em torno de 90% dos adultos experimentam dor na coluna em algum momento da vida. Representa cerca de 80% das consultas ao ortopedista em todo o mundo. Ela pode se apresentar em todos os seus segmentos: * LOMBALGIA (coluna lombar), a mais comum; * DORSALGIA (coluna dorsal ou torácica); * CERVICALGIA (coluna cervical, pescoço).

 

   A dor nas costas comum pode aparecer sem nenhum motivo aparente, de início lento, piorando com o passar dos dias, o que dificulta as atividades do dia a dia. Pode ter início rápido e agudo, geralmente motivada por um "mau jeito" ou um trauma mais grave, como uma queda ou acidente de trânsito. A dor pode ser apenas leve ou tão intensa que o portador vê-se obrigado a ficar acamado, tendo dificuldades para se levantar e até para tomar um banho, vestir-se ou alimentar-se.

 

   A causa pode vir de músculos, nervos, ossos e articulações (ARTROSE OU “BICOS DE PAPAGAIO”) ou outras estruturas na coluna, como os discos intervertebrais. Quando a dor "caminha" para as coxas e pernas, é chamada de dor ciática, devido a uma irritação ou inflamação nervosa . Uma das causas pode ser a famosa HÉRNIA DE DISCO que é quando o disco intervertebral “pinça” ou “belisca” um nervo ou a medula espinhal.

 

   Quando associadamente aparecem formigamento, perda de força nas pernas ou perda de sensibilidade, principalmente com incontinência urinária ou intestinal, pode estar relacionada a lesões mais sérias, devendo-se procurar com mais urgência seu ORTOPEDISTA.

 

   Não existe uma causa única de dor nas costas, mas grande parte das que podemos prevenir é conseqüência de resultado de obesidade, má postura, falta de atividade física ou execução errada das atividades físicas, por exemplo, musculação sem orientação de profissional; posições incorretas no ambiente de trabalho e doméstico, entre outras...
                                 

Dr. Alexandre Rezende
Ortopedia e Traumatologia
Hospital e Maternidade São Paulo

 



Fonte: Dr. Alexandre Rezende

Mais de Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende