Boca Maldita
Boca Maldita

Coluna

Boca Maldita - 10 de novembro de 2017

10/11/2017
Publicado em: 10 de Novembro de 2017

PROTESTO NO DER. Os servidores do Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia – DER – organizaram, no começo desta semana, alguns dias de paralisação para protestar contra a falta de condições de trabalho e as perdas salariais. Os trabalhadores alegam que há cerca de quatro anos eles vêm sofrendo com os problemas de falta de reajuste salarial, falta de condições para desenvolverem suas atividades e a falta de manutenção dos equipamentos. É necessário que o Governo de Rondônia ouça as reivindicações dos servidores do DER, porque eles trabalham dia e noite para manter em funcionamento as estradas que ligam os municípios do estado. Além disso, sempre que um prefeito solicita, os trabalhadores do DER fazem serviços em ruas e avenidas dos municípios, ainda que não seja essa a atribuição específica do órgão. O movimento dos trabalhadores do DER recebeu publicamente o apoio do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia, entidade que acompanha de perto as ações do DER.
 
JOGANDO SUJO. O presidente na Fundação Cultural de Cacoal talvez não esteja sabendo, mas existe um forte complô para derrubá-lo do cargo e a prefeita Glaucione vem sofrendo forte pressão política. Pelas informações que circulam nos bastidores da Prefeitura e da Câmara, um vereador vem batendo o pé para tirar o presidente da Funcal. Isto não quer dizer que a cultura em Cacoal não está funcionando. Nada disso! O problema é que o vereador colocou na cabeça a ideia de substituir o atual presidente por um amigo dele. O amigo do vereador não tem formação nenhuma na área e certamente não faria nada no cargo, mas o homem vem batendo o pé. Nos últimos dias, o nobre vereador se aliou a um deputado muito ligado a ele e aumentou a pressão sobre a prefeita. Caso a mudança aconteça mesmo, vamos dizer aqui na coluna o nome do vereador e do deputado para que a culpa não recaia apenas sobre a prefeita. É um absurdo querer tirar do cargo as pessoas que estão trabalhando somente para agradar cabos eleitorais. Esse não é o papel dos vereadores e muito menos de deputados!!
 
PERÍCIA MÉDICA. Falando em vereadores, o professor Nilton Cesar apresentou na sessão de segunda-feira uma indicação encaminhada ao Secretário de Estado da Saúde, solicitando que seja instalada no município de Cacoal uma unidade para realizar a Perícia Médica nos servidores estaduais. Excelente a iniciativa do vereador, porque centenas de servidores dos municípios da região sofrem com a falta do órgão na Capital do Café. Caso o governo atenda a solicitação do professor Nilton, serão beneficiados os servidores estaduais de Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, São Felipe, Primavera, Rolim de Moura, Espigão do Oeste e vários outros. Atualmente a vida dos trabalhadores de todas as secretarias que precisam desse tipo de atendimento e que moram nos municípios citados precisam se deslocar de madrugada para Vilhena ou Ji-Paraná e enfrentar longas filas nesses municípios, sendo que nem sempre são atendidos. Além disso, é sempre complicado justificar o dia de falta  ao serviço, quando as pessoas saem para buscar a Perícia Médica, uma vez que os chefes não aceitam as explicações. Estamos na torcida!!
 
MARCAS DO ABANDONO. Na mesma sessão da Câmara de Vereadores de Cacoal, o vereador Claudinei Castelinho comentou sobre o abandono em que se encontram o estádio municipal Aglair Tonelli e a Vila Olímpica, registrando que há anos o estádio foi abandonado e nenhuma autoridade trabalhou para preservar o local. Até mesmo os fios da rede elétrica do estádio, segundo o vereador, estão sendo roubados por vândalos, em virtude do abandono. No caso da Vila Olímpica, é lamentável que estes fatos aconteçam, porque o local foi construído pouco tempo atrás. Aliás, uma parte da obra foi construída e a outra parte deveria ser concluída a partir deste ano, mas infelizmente não é o que está acontecendo. A falta de estádio é um dos principais fatores para que o município de Cacoal esteja fora do Campeonato Rondoniense de Futebol, competição da qual a equipe do município participou diversas vezes, sendo inclusive bi-campeã. Depois de algum tempo, o União Cacoalense passou a ser usado por políticos em discursos de campanha, mas nenhuma solução foi apresentada para resolver os problemas da falta de estrutura dos estádios de Cacoal. Não custa nada lembrar que atualmente existem várias pessoas ligadas ao esporte que ocupam cargos políticos no município. Tem até vereadores que se elegeram levantando a bandeira do esporte. Mesmo assim, nada mudou...
 
DEPUTADO FEDERAL. Em reunião do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ocorrida no final da semana passada, em Cacoal, o vereador Claudemar Littig, o Mão, foi empossado como presidente da sigla no município. Na mesma ocasião, o vereador anunciou que vai colocar seu nome para ser avaliado na convenção do PDT no próximo ano, porque pretende disputar uma das oito vagas de deputado federal em 2018. Caso o vereador tenha seu nome aprovado na convenção do seu partido, ele será uma excelente opção como candidato a deputado federal, pela forte ligação que possui com o homem do campo e também pela ligação com o esporte. Vale lembrar que o vereador Mão nunca teve seu nome ligado a nenhum escândalo de corrupção, embora já esteja no segundo mandato. Muita gente não lembra, mas pouco tempo atrás, quando ocorreu a Operação Detalhe, alguns vereadores de Cacoal chegaram a ser conduzidos até a delegacia e outros foram presos, mas o vereador Mão não teve o nome nem citado na confusão. Como muitas pessoas no país falam em mudanças, temos que ficar de olho nas novas opções que teremos no próximo ano. Fica a dica!!!
 
CIRO GOMES EM RONDÔNIA. Neste domingo, dia 11 de novembro, estará em Rondônia o ex-governador do Ceará e ex-ministro do governo Lula, Ciro Gomes. A visita do político nordestino tem como objetivo participar do lançamento do nome do senador Acir Gurgacz como pré-candidato ao governo de Rondônia em 2018. Na mesma ocasião, Ciro Gomes será apresentado aos filiados do PDT de Rondônia como pré-candidato ao cargo de presidente da república. O evento deve contar com a presença de prefeitos, vereadores, deputados e militantes de todos os municípios do estado, e a movimentação entre os seguidores de Brizola será grande na capital rondoniense. Ciro Gomes é um ferrenho crítico do atual governo e também costuma criticar Lula e o PT, embora com menor intensidade, já que Lula é atualmente o político mais popular em todos os estados do Nordeste, alcançando índices altíssimos de intenção de votos na região. Qualquer pessoa que tenha vontade de disputar cargos em que eleitores nordestinos vão às urnas precisa evitar ataques contra Luta no Nordeste, coisa que Ciro Gomes tem evitado. Como Rondônia é um estado onde o PT nunca teve tradição, com certeza Ciro Gomes vai fazer vários ataques contra o partido e contra Lula quando estiver em Porto-Velho.
 
JABÁ SENADOR. O vereador Mário Moreira Jabá está se preparando para fazer uma maratona pelo estado de Rondônia. O motivo da articulação é o fato de que dezenas de vereadores do estado abriram uma discussão sobre a possibilidade de lançar o nome do vereador cacoalense como pré-candidato ao Senado Federal em 2018. Vale lembrar que no próximo ano os eleitores irão às urnas escolher dois senadores, porque Ivo Cassol e Valdir Raupp estão em final de mandato. Neste caso, a ideia dos vereadores em lançar um candidato é uma estratégia inteligente, porque, em geral, as pessoas costumam ter na ideia o nome de apenas um candidato ao senado de sua preferência. O projeto dos vereadores e de Jabá é que os demais eleitores adotem como segunda opção o nome do vereador de Cacoal Jabá Moreira. Foi um fenômeno parecido que fez com que a professora Fátima Cleide fosse eleita facilmente em 2002. Caso o projeto dê certo, Cacoal voltará a ter um senador, após mais de 20 anos do falecimento de Ronaldo Aragão, ocorrido em 1995. Rolim de Moura, município com 38.951 eleitores tem atualmente dois senadores da república, enquanto Cacoal, que possui quase o dobro de eleitores, está a décadas sem ter sequer candidato ao cargo. Que coisa estranha!!!
 
BURACOS DO DESCASO. As pessoas que precisam passar pela rua que liga o bairro Incra ao Cacoal Shopping certamente estão muito irritadas com a administração. O shopping é um lugar de visitação frequentado por pessoas de todos os lugares e as vias de acesso precisam ser conservadas. A quantidade de buracos que existe no local realmente evidencia uma situação de abandono e compromete a imagem do município. É importante que alguma coisa seja feita para resolver o problema, pois é lamentável que o acesso a um empreendimento tão importante seja dificultado pela falta de conservação de vias públicas. E o problema não é somente isso, porque as crateras que existem ali podem causar enormes prejuízos aos condutores que passam no local, danificando pneus e outras partes dos veículos que circulam naquela rua. Na realidade, a situação da rua que sai do Incra e dá acesso ao portão do estacionamento do Cacoal Shopping é completamente incompatível com a dedicação dos empreendedores do shopping e com a fidelidade dos contribuintes da nossa “Amada Cacoal”, que pagam seus tributos fielmente.
 
SEMINÁRIO DEFENSORIA PÚBLICA. A defensoria Publica de Cacoal, em parceria com diversas outras instituições, realizará nos dias 23 e 24 deste mês um importante evento sobre direitos fundamentais do cidadão. Diversos palestrantes do campo do Direito farão palestras no seminário, que acontecerá no auditório do Campus da UNIR/Cacoal. Entre os temas a serem tratados, estão os direitos da criança e adolescentes, as resoluções de conflitos e a contribuição da Defensoria Pública para a sociedade. As pessoas interessadas em participar do evento devem procurar a Defensoria Pública de Cacoal ou o Campus da Universidade Federal de Rondônia no município, para realizarem suas inscrições. É importante que a comunidade participe e conheça a estrutura da Defensoria Pública para saber a importância dessa instituição em defesa dos direitos da sociedade. 
 
DOMINGO TEM ENEM. Depois de amanha, acontecerá no Brasil a segunda fase das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), avaliação utilizada pelo Ministério da Educação para conhecer a realidade da qualidade de ensino no Ensino Médio no país. Além disso, as notas obtidas no Enem são usadas pelos candidatos para ingressarem nas faculdades e cursarem os cursos de suas escolhas. Este ano, cerca de 6 milhões de pessoas fizeram inscrição para as provas do Enem, sendo que a primeira fase aconteceu no domingo passado, ocasião em que foi aplicada a prova de redação que está entre as maiores preocupações dos candidatos. Desejamos sucesso a todas as pessoas que farão a segunda fase do Enem no próximo domingo (11) e sugerimos que procurem ter a maior tranquilidade possível, sem atropelos,  para que alcancem os resultados desejados.
 
A ARLETE MOREIRA, fotógrafa da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Cacoal, nascida em Cacoal, esposa do Carlinhos, mãe do Pablo, da Paloma e da Ágatha,  também lê TRIBUNA POPULAR e acessa tribunapopular.com.br


Fonte: Redação

Mais de Boca Maldita